CPA – Comissão Própria de Avaliação

É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade civil para conduzir a avaliação interna da instituição de ensino superior (IES).

Em cumprimento à determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a Comissão Própria de Avaliação da FOR foi instituída em junho de 2006, através da PORTARIA Nº 04/2006 tendo como missão Melhorar a qualidade do ensino ofertado, fruto de uma reflexão crítica, onde o conhecimento sobre a sua realidade, o entendimento e significação dos erros e acertos serão transformados.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO- CPA
Profa. Rivaneide Batista Nogueira
Coordenadora
Profª Juliana de Godoy B. Bezerra
Profª Patricia M. Hordonho Santillo
Representantes Docentes
Juliana Silva de Santana
Romero Carlos de Albuquerque Lima Filho
 
Representantes Discentes
José Gonçalves Pereira Neto
João Maria Ferreira
Representantes Técnicos – Administrativos
Alfredo de Aquino Gaspar Júnior
Representante da Comunidade Externa

O que é a Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FOR é um órgão autônomo que constitui a presente instituição, sendo responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as mais variadas dimensões do universo acadêmico.
Atribuições da CPA: Conforme a Portaria nº 023 de 14 de julho de 2004, A CPA tem atribuições normativas e deliberativas e de assessoramento a direção da IES, de forma a assegurar a implantação, a operacionalização e o acompanhamento do Programa de Avaliação Institucional e, especificamente:

I – subsidiar a elaboração e acompanhar a execução do Programa de Avaliação Institucional;
II- coordenar o Programa de Avaliação Institucional, com autonomia na definição de procedimentos, adequando-o, quando necessário, às recomendações da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);
III- prestar as informações solicitadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);
IV – divulgar relatórios e demais documentos relativos à avaliação institucional e ao SINAES;
V – constituir comitês especiais temporários, integrados por membros da comissão e especialistas, para realizarem estudos de interesse da CPA.

 

Como foi instituída a CPA na FOR?

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA foi instituída pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – SINAES com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP e designada pela Portaria nº 04/2006 e retificada na portaria 12/2007.

 

Quem compõe a CPA?
A presente Comissão é composta pela Coordenação, Docentes, Discentes, Técnico-administrativos e Membro da Comunidade Externa, os quais representam os diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada.

 

O que é autoavaliação institucional?
A avaliação institucional é um processo permanente de elaboração, de conhecimento e de intervenção prática, que permite direcionar as demais atividades da instituição.

 

Quais as finalidades da autoavaliação?
A Autoavaliação verifica a organização didático-pedagógica acadêmica, do corpo docente e da infraestrutura do curso. Diagnostica, identifica potencialidades e fragilidades. Nesse aspecto, contribui para um planejamento mais efetivo e calcado na realidade e impõe ações consequentes por parte dos professores, dos colegiados e Núcleo Docente Estruturante – NDE e dos gestores em todos os níveis.