EDITAL PIIC 2019

By: | Tags: | Comments: 0 | novembro 20th, 2018

EDITAL No 003 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA–PIIC/FOR – 2018/2019

 

OBJETIVOS:

  • Promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e Tecnologia, despertando a vocação científica e incentivando talentos entre os alunos de graduação em Odontologia, com sua participação em projetos de pesquisa que introduzam o jovem universitário no domínio do método científico, em todas as suas etapas;
  • Qualificar quadros para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo formativo de profissionais, tanto técnico-científico quanto do ponto de vista ético-humanista, comprometidos com o desenvolvimento sócio-econômico da região;
  • Estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, consolidando grupos e linhas de pesquisa e incrementando a relação entre a Pós-Graduação e a Graduação;
  • 􏰀   Contribuir para tornar a FOR um Centro de Excelência na produção do conhecimento científico.

 

ORIENTADORES:

  • Poderão concorrer pesquisadores docentes da FOR com titulação de DOUTOR ou MESTRE, que tenham produção científica, tecnológica ou artístico-cultural publicada nos últimos cinco anos;
  • Os orientadores deverão possuir experiência acumulada e comprovada no campo específico do projeto e disponibilidade para orientação técnica e pedagógica;
  • Cada orientador poderá inscrever, no máximo, 3 projetos;
  • Deverão estar em atividade presencial na FOR no período de vigência do projeto;
  • Possuir Currículo na Plataforma Lattes, atualizado no ano de 2018.

 

ALUNOS PARTICIPANTES:

  • Poderão concorrer alunos regularmente matriculados na FOR, indicados em apenas um projeto pelo orientador;
  •  Ser selecionado e indicado pelo orientador;
  • Ter cumprido o 1o semestre da graduação e não estar no último ano do curso no início da vigência do projeto;
  • Possuir Currículo Lattes atualizado em 2018;

 

DOS PROJETOS:

  • O projeto de pesquisa deve ser resumido (fonte Times New Roman 12 e máximo de
  • 20 páginas, contando as Referências). O orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo aluno (etapas). O projeto deve conter introdução; objetivos; metodologia; cronograma de execução; orçamento e referências bibliográficas;
  • Devem ter mérito científico, viabilidade técnica e possibilitar ao aluno a vivência de práticas científicas com a articulação de conceitos teórico-práticos;
  • Em caso de pesquisa com seres humanos, animais (exceto materiais destinados a descarte) ou organismos geneticamente modificados, devem conter item sobre considerações éticas.

 

DAS VAGAS

Os alunos deverão estar vinculados aos respectivos orientadores de acordo com as vagas estipuladas por cada docente:

 

Docente Área de Pesquisa Vagas
Prof. Dr. Antonio Azoubel Antunes Cirurgia BMF, Terapêutica/Farmacologia, Implantodontia 02

 

Prof. Dr. Felipe Bravo Machado de Andrade Estomatologia, Cirurgia BMF, Pacientes Sistemicamente Comprometidos 02
Prof. Dr. Sérgio Bartolomeu de Farias Martorelli Cirurgia BMF, Terapias Alternativas, Dor oro-facial e DTM 02
Prof. Dr. Paulo Reis Endodontia 01
Profa. Ms. Alcieros Martins da Paz Saúde Coletiva, Epidemiologia, Políticas de Saúde, Ensino 02
Profa. Ms. Rita Brandão Psicologia Clínica, Neuropsicologia 01
Profa. Dra. Fabiana Moura da Motta Silveira Odontologia Hospitalar, Câncer de boca, Laserterapia 02
Prof. Ms. Homero Neves Odontopediatria 01
Prof. Dr. Alisson Guedes Periodontia 02
Profa. Ms. Patrícia Santillo Epidemiologia, Clínica Odontológica, Estética facial e Reabilitação oral 02
Profa. Dra. Juliana Godoy Ortodontia 02
Prof. Dr. Rodivan Braz Dentística Estética 02
Profa. Dra. Sandra Sayão Endodontia 03
Prof. Ms. Luciano Mello Histologia, Fisiologia e Anatomia 02
Profa. Dra. Amanda Barbosa Odontopediatria 01
Prof. Ms. Anderson Capistrano Ortodontia 01
Prof. Rodolfo Scavuzzi Implantodontia, Odontopediatria, Clínica Odontológica 01
Prof. Ms. Ubiratan Pinto Prótese 02
Prof. Dr. Marco Frazão Radiologia 01

 

O aluno interessado deverá procurar diretamente o respectivo docente, de acordo com a área de interesse no desenvolvimento de projeto de pesquisa. Caberá ao docente, mediante seleção estabelecida a seu critério, vincular e informar que alunos estarão vinculados aos seus projetos de acordo com as vagas disponibilizadas;

 

DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS

  • Período: 20/11/2018 a 15/01/2019;
  • As inscrições deverão ser feitas na secretaria da FOR;
  • Comprovar quitação com os setores da Tesouraria e Biblioteca da FOR; 
  • No ato de inscrição, os alunos já deverão ter os orientadores definidos e respectivos projetos escritos, mediante acerto prévio com o orientador escolhido, de acordo com o número de vagas estabelecido pelo professor neste edital.
  • Para inscrição, deverá ser entregue:

– Formulário de inscrição preenchido e assinado (ANEXO 1);

–  Projeto impresso, seguindo as normas supracitadas;

  • Deve ser anexada declaração de aprovação ou comprovante de envio a um Comitê de Ética em Pesquisa, quando aplicável;
  • Caso a documentação apresentada esteja incompleta ou fora das exigências, o projeto será sumariamente excluído do processo seletivo.
  • Os projetos terão duração de 12 meses.
  • Cada projeto selecionado terá apenas um aluno oficialmente envolvido e, cumpridos todos os requisitos estabelecidos, receberá certificação da FOR ao final da vigência do projeto.

 

DAS PRERROGATIVAS E OBRIGAÇÕES DO ORIENTADOR

  • Orientar o aluno nas distintas fases do trabalho científico;
  • Preparar e acompanhar o aluno na elaboração de relatórios técnicos e na apresentação do trabalho final no Seminário de Iniciação Científica 2019, que será realizado em data a ser indicada pela Coordenação de Pesquisa da FOR. A presença do orientador no referido seminário será verificada pelas comissões e constituirá critério de avaliação do aluno e do orientador. Ausências não justificadas serão verificadas e influenciarão negativamente nos próximos editais de acordo com parecer emitido pela comissão interna de avaliação;
  • Solicitar a substituição do aluno envolvido com apresentação de justificativa. No entanto, a substituição só ocorrerá até o prazo estabelecido para entrega do relatório parcial;
  • O orientador deverá incluir o nome do aluno envolvido diretamente com o projeto nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do mesmo;
  • Atender às solicitações para participar de comissões internas de avaliação da FOR, inclusive dos trabalhos finais de Iniciação Científica, que serão apresentados no Seminário de Iniciação Científica e emitir pareceres em processos relacionados com o Programa. A recusa não justificada será verificada e influenciará negativamente nos próximos editais de acordo com parecer emitido pela comissão interna de avaliação.
  •  A não participação do orientador no processo de avaliação de projetos para seleção dos bolsistas levará à eliminação do(s) seu(s) projeto(s) do processo seletivo, para fins de premiação.

 

DAS PRERROGATIVAS E OBRIGAÇÕES DO ALUNO

  • Entregar o relatório parcial na Secretaria de graduação da FOR até o dia 15 de junho de 2019, conforme modelo – ANEXO 2;
  • Entregar o relatório final na Secretaria de graduação da FOR até o dia 30 de Novembro de 2019, conforme modelo – ANEXO 3;
  • Apresentar a pesquisa no Seminário de Iniciação Científica 2019 sob a forma de pôsteres;
  • Referenciar a FOR em todas as publicações produzidas e apresentações em eventos científicos;
  • Cumpridos todos os prazos de entrega de relatório parcial e final, bem como sendo apresentados os resultados finais do projeto de pesquisa no Seminário de Iniciação Científica 2019, proporcionarão ao aluno Certificado de Iniciação Científica emitido pela FOR.

 

DA CONTAGEM DE CARGA-HORÁRIA PARA FINS DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Durante a vigência do projeto, o aluno poderá computar a carga-horária destinada à execução da pesquisa, bem como os encontros com o Orientador. Esta carga-horária será considerada para fins curriculares de atividade complementar em, no máximo, 32 horas por ano (16 horas por semestre).

Para tal, deverá ser entregue junto ao Relatório Final, o “Formulário de Registro de Carga-Horária” (ANEXO 6), devidamente preenchido e assinado pelo Orientador e Aluno.

 

DO JULGAMENTO DA PROPOSTA E SOLICITAÇÃO DE BOLSAS EM ÓRGÃOS EXTERNOS DE FOMENTO

  • A proposta será avaliada por uma Comissão Institucional, composta por professores da FOR, doutores ou com titulação equivalente, e/ou por consultores ad hoc devidamente qualificados;
  • Na avaliação serão considerados:

1)  Produção científica do orientador a partir de 2012;

2)  Desempenho acadêmico do aluno (média geral e número de reprovações);

3)  A relevância sócio-econômica, científica e institucional da proposta;

4)  Clareza e objetividade na apresentação dos métodos de pesquisa;

  • Os projetos submetidos e aceitos, mesmo que já em andamento, poderão pleitear a auxílio financeiro na forma de Bolsa de Iniciação Científica, ficando à critério do Orientador do projeto de pesquisa e da disponibilidade de edital publicado por órgão de fomento. Os referidos editais serão amplamente divulgados pela Coordenação de Pesquisa da FOR;
  • Os projetos vinculados ao presente Edital não terão auxílio financeiro na forma de bolsa aos alunos ou ajuda de custo para realização dos projetos por parte da FOR.

 

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E INÍCIO DOS PROJETOS

  • O mérito dos projetos será avaliado no período de 15 a 30 de janeiro de 2018 e o resultado final divulgado até 31 de janeiro de 2019;
  • Após a divulgação dos resultados,o aluno e respectivo orientador terão um prazo de 48 horas para assinatura e entrega dos termos de compromisso – ANEXO 4. Somente a partir da entrega dos termos no tempo previsto que os projetos serão considerados com vigência ativa para sua execução pela Coordenação de Pesquisa da FOR;

 

Recife, 19 de novembro de 2018.

ARTUR JOSÉ VASCONCELOS QUEIROZ  – Diretor da FOR

FABIANA MOURA DA MOTTA SILVEIRA – Coordenadora Didática de Graduação da FOR

 

 

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